Empresário, Empreendedor ou Dono de empresa -
Por Mello Jr.
Hoje, nesse mercado cada vez mais ágil, competitivo e questionador vários conceitos e nomenclaturas são discutidos e até criados novos desdobramentos para identificar pessoas que se intitulam de determinada forma caracterizada profissionalmente, mas agem totalmente contrários a sua descrição, ou seja, de forma amadora dentro desse contexto.
A exemplo disso, cito a diferença entre Empresário, Empreendedor questão proposta num debate entre profissionais de recursos humanos quando um dos participantes fez o seguinte comentário: “na minha rede de lojas tenho um ‘dono de lojas’ pois falta muita coisa para ele ser um lojista”.
Outro então emendou: “no hotel onde trabalho tem um dono de hotel”. Fui por muito tempo consultor e instrutor do programa Brasil Empreendedor do Governo Federal em parceria com o SEBRAE/SC e aprendi com os participantes exatamente estas diferenças.
Vi verdadeiros empreendedores sem que tivessem uma empresa registrada, sem que tivessem estado numa faculdade, mas com uma incrível visão de mercado servindo de referência a outros empreendedores. Vi muita gente boa insatisfeita trabalhando em empresas amadoras cujo ‘empresário’ era simplesmente ‘dono de empresa’ e cobrava resultados sem clareza ou objetividade, sem conhecimento.
Vem a questão: porque o funcionário precisa ser profissional, se muitas vezes os chamados ‘patrões’ não os são? Neste caso incluo nas discussões os chamados donos de empresas. Estes na maioria das vezes chegam a ser empreendedores, mas não são empresários.
As principais diferenças entre eles são:
EMPRESÁRIO: Toda a pessoa que tem uma empresa devidamente registrada é um empresário(a);
EMPREENDEDOR: Toda pessoa que empreende; tem visão global de organização; é líder, criativo, ético, motivado, motivador; age profissionalmente;
DONO DE EMPRESA: Todo aquele quem tem uma empresa formal ou informal para sua própria manutenção sem conhecer a realidade do mercado e do segmento que atua (olha somente para o umbigo e está alheio as necessidades do cliente).
Aparentemente e às vezes parece tudo igual e os conceitos se misturam, mas as atitudes são bem diferenciadas. Um dono de empresa pode ter sucesso? Claro que sim! Mas para manter-se nesse mercado onde a velocidade está ditando as regras, deverá buscar conhecimentos e ter humildade de buscar profissionais que possam ser o empreendedor que ele não é. Assim como profissionais empreendedores que por algum motivo não conseguem montar seu próprio negócio devem ter humildade e valorizar quem os emprega.
Frase do mês
"O sucesso é meramente o processo de realizar seus próprios sonhos e expectativas - não pelos padrões definidos pela sociedade, mas pelos padrões definidos por você."
George Pataki, governador de New York
Sucesso nos Negócios